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    segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

    Injeção Eletrônica: Relés, atuadores importantes.


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    Com certeza já nos perguntamos sobre o pequeno som que vem de dentro do painel do veículo quando acionamos o pisca, alerta ou damos um lampejo de luz alta. Trata-se do Relé, um componente eletromecânico do sistema elétrico do motor e que também faz parte do sistema de injeção eletrônica, neste, o relé é considerado um atuador.
    Não se engane pelo seu tamanho, esta caixinha tem a importante função de acionar grandes componentes elétricos dispondo apenas, da pequena corrente do sistema elétrico de um automóvel – 1 miliampere.
    Componentes do Relé :
    - Bobina – Coil;
    - Armadura – Armature;
    - Contatos – Contacts;
    - Mola de retorno – Spring;
    - Pinos – Yoke.
    Caso um dia você tenha a oportunidade de abrir um relé, verá algo semelhante a foto  acima.
    De cara nota-se a presença da bobina, fios de cobre enrolados sobre um núcleo ferro magnético maciço que estão ligados a dois terminais. Próximos a bobina estão a armadura e o par de contatos, estes por suas vez se ramificam em dois terminais(entenda terminais como pinos.). Quando a bobina é energizada o campo magnético criado faz deslocar armadura, fechando o contato, e  acionando o componente a que o relé é destinado. O contato de um relé pode ser normalmente aberto(NA) ou fechado(NF).
    - Diodo : Nos relés automotivos é comum o emprego de diodos, eles são ligados em paralelo a bobina e evitam o retorno de corrente quando ocorre a desativação da bobina.
    Funcionamento do Relé :

    Esquema básico de um Relé
    Tomando como exemplo um Relé Universal de 4 pinos, temos inicialmente, com a bobina desenergizada a armadura em repouso sob a ação da mola de retorno, como está ligada a um contato a armadura mantém o contato abertos(se for um NA) ou fechado(se for um NF.).
    Quando o motorista gira a chave no contato, ele libera alimentação positiva para um dos contatos da bobina do relé(na linha automotiva é geralmente o pino 86 do relé.), ao mesmo tempo a ECU libera pulsos negativo ao outro contato da bobina do relé(pino 85), desta forma a bobina é energizada.
    O campo magnético da bobina atraí a armadura para junto do núcleo ferromagnético, com isso a armadura fecha(NA) ou abre(NF) o contato, assim ele pode ligar ou desligar algum componente elétrico que normalmente necessitaria de alta corrente.
    No sistema de injeção :
    Considerados atuadores, pois são acionados diretamente pela ECU buscando acionar indiretamente outro componente do sistema. Listar o uso dos relés em um automóvel poderia levar metade da página, mais em um automóvel básico temos relés dos faróis, do eletro-ventilador, bomba de combustível, pisca e alerta, motor de partida e outros.
    Para o sistema de injeção eletrônica um dos relés mais importantes é o da Bomba de combustível, ele que é o responsável por ativar e desativar a bomba, e você vera como logo abaixo:

    Girada a chave no contato, liberamos sinal positivo para o terminal 86 do relé da bomba, o pino 85 do relé está ligado a ECU. A ECU caso receba sinal do sensor de rotação irá liberar pulsos negativos para o pino 85, desta forma a bobina fica energizada e fecha o contato entre os pinos 30 e 87.
    A linha 30 é proveniente da bateria, é o positivo direto da mesma, passa pelo pino 87 em direção a bomba de combustível que já está aterrada, a bomba então entra em funcionamento.
    Tipos de Relé :
    Existem algumas variações de relés utilizados em automóveis, mas todos eles funcionam sobre o mesmo princípio.
    - Relé Universal/Auxiliar : É o mais comum, é um relé simples com bobina e contatos, possui geralmente 4 pinos;
    - Relé Temporizador : Muito utilizado para desligamento automático de luzes internas nos veículos, trata-se de um relé que após o sessamento da tensão a bobina, o contato só é desativado após um certo tempo;
    A quantidade de pinos varia de acordo com a utilização do relé.
    Como você pode observar os relé são componentes que combinam princípios elétricos à um acionamento mecânico, é um switch – interruptor, porém sua maior vantagem é preservar o sistema na necessidade de acionar um componente de alta intensidade de corrente, com o pequeno sinal de sistema elétrico 12v de um automóvel, cerca de 0,5 miliamperes; fazendo dois circuitos onde um encontra-se a bobina e o outro a ligação ao respectivo componente.Gostou ? quer acrescentar alguma dica ou ficou alguma duvida? Deixe seu comentário.

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